O que você deve saber sobre a dieta 5: 2 que Benedict Cumberbatch usa para perder peso

A dieta 5: 2 é um dos muitos tipos de jejum intermitente . Portanto, espera-se que seus efeitos sejam mais ou menos os mesmos que no resto das variantes do próprio . Ou seja, pode trazer certos benefícios em face da perda de peso . Há até quem diga que pode proteger contra certas doenças , mas a verdade é que são necessárias mais informações para compreender totalmente os mecanismos. O fato é que, mesmo tendo que esperar resultados semelhantes, um novo estudo publicado em PLOS ONE por cientistas da Queen Mary University of London indica que pode ser uma dieta especialmente vantajosa, porque é muito atraente para quem a pratica.

A verdade é que é muito importante que uma dieta seja atrativa para que gere aderência e, portanto, resultados sejam obtidos. No entanto, nem isso nem qualquer outro tem resultados mágicos. Então, como devemos tirar as conclusões deste estudo?

Para descobrir, em Hipertextual , contactamos Esteban Picón , nutricionista-nutricionista em CoDiNuCoVa . E isso é o que ele nos contou sobre aquele novo estudo sobre a dieta 5: 2 .

Qual é a dieta 5: 2?

Antes de começar a comentar este último estudo, é importante deixar claro o que é a dieta 5: 2. Como qualquer outro tipo de jejum intermitente , consiste em intercalar períodos com uma dieta normal com outros de restrição calórica . Geralmente, o título indica quanto tempo cada um desses períodos vai durar. Por exemplo, na dieta 16/8 você passa 16 horas em jejum e 8 horas comendo.

Já no caso da dieta 5: 2, não estamos falando de horas, mas de dias. E, além disso, o período mais longo é o período de alimentação, não o período de jejum. “ cinco dias são realizados sem dieta e por dois dias não consecutivos, por exemplo, quarta-feira e sábado, muito poucas calorias são consumidas (500 kcal / dia) ou um jejum,” explica Picón. “Dependendo de quanto tempo ficamos sem comer, podemos falar de um jejum de 12, 16 ou 24 horas . Na dieta 5: 2, o jejum de 24 horas é feito duas vezes por semana ”.

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Os resultados do estudo

Com isso claro, podemos prosseguir para o estudo. Envolveu 300 adultos obesos , que foram aleatoriamente designados para um dos três grupos de pesquisa.

Aqueles que caíram no primeiro receberam conselhos nutricionais básicos para perder peso. Por exemplo, eles foram informados em uma única sessão sobre as porções mais adequadas e orientados para não lanchar entre as refeições. Os do grupo seguinte, denominado grupo de autoajuda, também receberam uma única sessão, mas com o objetivo de aprender sobre a dieta 5: 2. Eles receberam brochuras de informações e alguns links para mais informações. Mas uma vez que eles saíram de lá, nenhuma ajuda foi dada.

Apenas os participantes do terceiro grupo receberam aconselhamento profissional durante semanas

Finalmente, aqueles no terceiro grupo também receberam informações sobre a dieta 5: 2, , mas de uma maneira diferente. Eles foram informados em que consiste esse tipo de jejum intermitente, com conselhos e documentação como no segundo grupo. A diferença era que durante seis semanas eles tiveram acesso a sessões de suporte de grupo onde podiam compartilhar seu progresso, discutir suas experiências e fazer perguntas aos conselheiros.

Todos eles foram acompanhados por um ano, após o qual os resultados foram revisados. Em geral, todos perderam peso, mas em graus diferentes. Por exemplo, 15% dos participantes do grupo 1 perderam pelo menos 5% do peso corporal, enquanto no segundo grupo, 18% dos participantes o fizeram., No terceiro, 28%.

É claro que a dieta 5: 2 foi benéfica para a perda de peso , mas especialmente para aqueles que puderam compartilhar suas impressões e fazer perguntas. Engraçado, porque essa dieta não é melhor para perda de peso do que outros tipos de jejum intermitente ou outras dietas. No entanto, os psicólogos envolvidos no estudo acreditam que ele tem a vantagem de ser muito atraente , portanto, era mais fácil para os voluntários seguirem. Além disso, uma porcentagem muito maior deles do que os do grupo 1 afirmou que o recomendaria a outra pessoa.

Agora, por que é tão atraente? E acima de tudo, até que ponto isso é bom? Para Picón, seu apelo se deve ao fato de que “ esse padrão alimentar é fácil de seguir no curto prazo porque a pessoa não tem a sensação de estar fazendo dieta alguma, basta aplicar dietas simples conselho cinco dias por semana. semana e os outros dois dias para beber rápido apenas água ou café ”.

Mas este apelo leva a uma grande aceitação inicial . O que acontece a seguir é outra questão. “No curto prazo, é fácil de manter, pois a pessoa está muito motivada porque os benefícios são rápidos e muito visíveis (roupas mais largas, circunferência da cintura reduzida, etc.). “No entanto, a médio e longo prazo, a dieta 5: 2 certamente será abandonada e um efeito rebote será sentido que o fará retornar ao peso inicial ou até mesmo ganhar um quilo extra [ 19459003] “.

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Além da dieta 5: 2 e do jejum intermitente

É importante notar que este estudo se concentra em mostrar a aceitação das pessoas com obesidade à dieta 5: 2, em comparação com conselhos muito básicos. Não é comparada com outras dietas , nem mesmo com outros tipos de jejum intermitente. Portanto, não podemos garantir que esta opção em particular seja uma panacéia.

Exercícios físicos e aconselhamento psicológico, se necessário, também são muito importantes

Além disso, não devemos falar apenas de comida. É claro que para perder peso você deve reduzir as calorias , mas elas não devem ser reduzidas apenas na dieta. Também é importante queimá-los. “A dieta 5: 2 refere-se apenas à distribuição das refeições (quilocalorias) ao longo da semana”, afirma a nutricionista consultada por esse meio. “No entanto, a perda de peso é um processo fisiológico muito complexo e deve ser acompanhada por modificações no estilo de vida além da alimentação, como exercícios físicos ou melhorar a relação com a comida por meio de suporte psicológico ”.

Em relação a este último, lembre-se que o grupo que obteve os melhores resultados no estudo foi o terceiro, visto que contaram com a orientação de um especialista.

Sempre melhor com a ajuda de um profissional

As redes sociais mudaram o mundo em que vivemos. Eles têm muitas vantagens, mas também nos expõem a uma enxurrada constante de informações que nem sempre são verdadeiras ou benéficas. No caso das dietas, por exemplo, não é incomum ver influenciadores sem nenhum treinamento recomendando seguir a rotina que supostamente seguiram para atingir seus corpos escultóricos. Freqüentemente, essas dietas são irracionais, como a da comida para bebês , que não são apenas inúteis a longo prazo. Eles também podem ser muito perigosos para a saúde.

Mas mesmo aqueles que apresentam certos benefícios, como o jejum intermitente ou, mais especificamente, a dieta 5: 2, podem ser perigosos se não tivermos a orientação de um profissional. A rede está cheia de dicas para realizá-los e nem sempre são adequadas.

Por isso Picón recomenda fazê-lo sempre com a ajuda de um nutricionista-nutricionista:

“O problema de seguir este tipo de dieta sem aconselhamento profissional é que você não tem controle sobre a quantidade de calorias ou nutrientes que consome durante a semana. Conseqüentemente, podem surgir deficiências nutricionais que enfraquecem nosso sistema imunológico e aumentam consideravelmente a probabilidade de adoecer. Por este motivo, é muito importante combinar a dieta 5: 2 com conselhos dietéticos saudáveis, como não beber refrigerantes açucarados ou comer mais frutas e vegetais ”.

Esteban Picón, nutricionista e nutricionista

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Não é para todos

Finalmente, como com qualquer outra dieta, esta não é recomendada para qualquer pessoa com transtorno alimentar , especialmente sem aconselhamento profissional. Mas isso não é tudo. Picón lembra que nas doenças em que a medicação pode ser influenciada pela dieta, como o diabetes , dietas como o jejum intermitente também não devem ser seguidas.

Em última análise, esta é uma dieta útil, sim, mas não mais do que outras opções de jejum intermitente. Em todo caso, o importante, mais do que falar de dietas, é aprender a comer. Devemos mudar nossos hábitos e torná-los mais saudáveis ​​. Esses hábitos incluem alimentação, mas também existem pilares tão importantes quanto a atividade física.

Essas dietas não são recomendadas para pessoas com diabetes ou transtornos alimentares

O estudo que comentamos neste artigo está muito certo sobre a importância de tornar esses hábitos atraentes. E, para isso, o nutricionista a quem pedimos considera que “ receitas simples com alimentos saudáveis, também locais e sazonais, devem ser propostas para que sejam mais saborosas, mais baratas e fáceis de encontrar no nosso meio”. . Além disso, não apenas cuidamos de nós mesmos, mas também reduzimos a nossa pegada de carbono e protegemos o meio ambiente. São todas vantagens.

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